5 Dicas para ajudar o meio ambiente a partir de sua casa

5 Dicas para ajudar o meio ambiente a partir de sua casa

As famílias estão em casa por causa da pandemia, e fazem de sua casa, o escritório, a escola e o parque. A quantidade de tempo que passamos confinados contribui para a produção de uma maior quantidade de lixo e mais gastos de gás, luz e água. Mas é possível ficar em casa protegendo a sua saúde e a dos outros, e ainda levar uma existência sustentável protegendo o planeta.

Nós propomos 5 passos simples:

1. Nunca foi tão importante lavar as mãos e é o que devemos continuar a fazer. Mas enquanto as ensaboamos devemos sempre fechar a torneira. Por cada minuto com a torneira aberta desperdiçam-se entre 6 e 12 litros de água. Quando preparamos o banho, enquanto a água aquece, devemos reservar a água que cai num recipiente e mais tarde utilizar essa água para regar plantas ou lavar alimentos.

2. Atenção ao consumo de electricidade. Em casa os gastos com a luz já serão maiores, mas com um pouco de cuidado e alguns hábitos de poupança, pode controlar o desperdício de energia e os gastos com a conta. Desligar da ficha aparelhos que não está a utilizar e nunca deixar a luz acesa em espaços vazios são regras a ter em atenção.

3. Reciclar é mesmo preciso. Hoje, com a quantidade de lixo que cada um de nós produz, é mesmo obrigatório reciclar tudo o que conseguir. Coloque o lixo reciclado dentro dos ecopontos cuidadosamente. Azul para o papel e cartão, verde para o vidro e amarelo para plástico e metal.

4. Compra apenas o que precisas. O consumo de alguns bens, como os alimentares, tende a aumentar em confinamento. No entanto, devemos comprar apenas o que precisamos para evitar ao máximo o desperdício alimentar.

5. Poucos meses após o início da pandemia a utilização das máscaras descartáveis generalizou-se e inevitavelmente começamos a ver algumas espalhadas pelo chão. As máscaras usadas devem ser colocadas no lixo indiferenciado.

Simples não é? Ajudar o planeta está nas mãos de todos nós.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *