Líderes por natureza
A natureza oferece-nos uma série de lições úteis sobre a liderança, especialmente se observarmos o comportamento social e a organização de diferentes grupos de animais. Com eles, podemos aprender sobre as principais formas de liderança, inspirando-nos, entre outros aspetos, sobre aquilo que deverá ser uma comunicação eficaz, a empatia, o trabalho de equipa, espírito de entreajuda e colaboração.
Dentro dos diferentes grupos de animais, as aves assumem uma posição de destaque, pois apresentam uma variedade de estratégias de liderança das quais é possível transpor valiosos ensinamentos para o comportamento e posicionamento dos humanos. Vejamos alguns exemplos:
As Águias » Visão e foco
As águias são aves notáveis que se destacam pela sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e situações.
Voam a grandes altitudes, o que lhes permite obter uma visão abrangente do seu território. Este comportamento simboliza a necessidade de uma visão clara, globalizante e ampla, fundamental para se liderar de uma forma efetiva.
Como caçadoras, não esperam que as coisas aconteçam e por isso procuram os seus recursos permanentemente. A sua capacidade de mergulhar rapidamente para capturar as presas, reflete também a necessidade de decisão rápida e precisa, muito comum e útil nas situações de liderança.
Os Gansos » Distribuição de tarefas e trabalho de equipa
Durante as longas migrações sazonais, os gansos voam em forma de “V”, reduzindo a resistência do ar. Este tipo de formação oferece benefícios para o grupo, nomeadamente voar a uma velocidade maior do que se estivessem a voar sozinhos.
Quando a ave que está no ápice fica cansada, ela passa para trás da formação e outra ocupa a sua posição. Este revezamento na liderança, permitindo que outras aves descansem, demostra uma notável colaboração e estratégia de grupo.
O voo em “V” também permite que cada ave tenha uma visão clara do líder à sua frente, facilitando a comunicação e coordenação entre todos os elementos do bando.
Os Corvos » Adaptabilidade e exemplaridade
Conhecidos pela sua inteligência e pela capacidade de resolver problemas, os corvos ajustam-se a variados ambientes e situações e demonstram uma forma de liderança social adaptativa onde, em diferentes circunstâncias, os membros de um grupo podem assumir a liderança.
Os corvos são hábeis na utilização de diversas “ferramentas”, e conseguem transformar uma peça reta num gancho que lhes permite extrair comida dos orifícios das árvores. Como são capazes de aprender uns com os outros, quando um corvo descobre uma técnica eficaz para a obtenção de alimento, outros membros do grupo imitam esse comportamento.
Em situações de intrusão no seu território, e apesar de durante o confronto um dos corvos poder assumir a liderança, todos se unem com o objetivo de afastar a ameaça. Possuem também chamamentos específicos para alertar o grupo sobre a presença de predadores.
Deixe um comentário