Como, quando e onde colocar Caixas Ninho
Sabias que preservar e proteger está à distância de um quintal? É verdade, com as Caixas-Ninho não só estás a oferecer às aves selvagens locais para nidificar, como as estás a ajudar a reproduzir-se em ambientes perturbados, sejam florestas degradadas, desertos ou paisagens urbanas e agrícolas.
No entanto, sabes que materiais deves utilizar para a construção destas Caixas-Ninho? Ou onde as colocar e qual a melhor altura para o fazer? Com este artigo vamos dar-te todas estas respostas e ajudar-te a ser um agente de preservação.
Estás pronto? Vamos a isso!
Lar doce Lar
Apesar de serem muitas vezes encaradas como elementos de embelezamento do jardim, as Caixas-Ninho têm um conjunto de regras que deves seguir para as tornar funcionais em vez de simplesmente ornamentais.
Deves construí-las com madeira natural, de preferência não tratada e as suas paredes devem ter a espessura mínima de 1,5 cm, de modo a isolar a temperatura no interior. As peças devem ser pregadas ou aparafusadas entre si e não deves usar cola, uma vez que ao longo do tempo a madeira poderá dilatar ou encolher e as partes acabarão separadas. Além disso, devem ser evitados poleiros, de modo a minimizar a perturbação por outras espécies e dificultar o acesso a predadores.
Privilegia locais sossegados para a sua colocação, com pouco ruído e movimentação humana. As Caixas-Ninho que se destinam às espécies mais comuns nos nossos jardins podem ser aplicadas em troncos de árvores, entre os 2 e os 4 metros de altura, abrigadas do vento e da chuva e o telhado deve ser prolongado de modo a evitar a entrada de água.
Lembra-te ainda: deves evitar colocar caixas semelhantes muito próximas, uma vez que muitas aves são territoriais e será ocupada apenas uma caixa.
Quando devo colocar as Caixas-Ninho?
A altura ideal para aplicar Caixas-Ninho é o Outono e Inverno, com a intenção de que sejam ocupadas na Primavera seguinte.
Cada espécie irá escolher o material adequado para fazer o seu ninho, pelo que não é conveniente colocar qualquer tipo de material no seu interior. Após a sua colocação é muito importante não perturbar o local do ninho, principalmente se verificares que é ocupado, pois muitas aves abandonarão o seu ninho ao sentir-se ameaçadas, mesmo que já tenham iniciado a postura dos ovos ou tenham crias.
Convém lembrares-te também que no outono seguinte deves proceder à limpeza do interior da Caixa-Ninho, pelo que é importante que um dos lados permita o acesso ao seu interior.
A paciência é amiga da conservação
Para além disso, é muito importante que te lembres que caso a tua Caixa-Ninho não seja ocupada de imediato, não é caso para desmotivar. Muitas vezes as aves demoram algum tempo a descobrir a existência das Caixas-Ninho. Podem existir cavidades naturais na área ou as condições de instalação não serem consideradas seguras ou propícias.
Caso passem várias épocas de reprodução sem ocupação, aconselhamos-te a procurares um novo local para as colocar. Não te esqueças, a paciência é amiga da conservação!
Se ainda não tens a tua Caixa-Ninho, podes adquiri-la aqui. Esta é uma forma simples de contribuirmos para a preservação da vida selvagem perto de nossas casas.
Juntos fazemos a diferença!
Deixe um comentário