Kokaburra-risonha | A gargalhada que conquista o cinema
A Kookaburra-risonha (Dacelo novaeguineae) é uma ave inesquecível para todos os que têm a sorte de ouvir o seu som inconfundível.
Kookaburra-risonha
Sendo o maior dos guarda-rios, devem o seu nome ao seu canto extraordinário, um riso estridente e contagiante, facilmente reconhecido.
Este som é, na verdade, um chamado territorial e é utilizado por membros de um casal ou até mesmo por grupos para marcar a sua presença e comunicar entre si.
Apesar da Kookaburra-risonha ser nativa da Austrália e da Nova Guiné, o som característico que emite é usado como “sons da selva” em séries televisivas e filmes, independentemente do local do mundo onde decorre a ação, o que faz com que se associe esta ave a cenários tropicais e selvagens.
Com um estatuto de conservação considerado pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como “pouco preocupante”, a Kookaburra-risonha é uma espécie estável, embora o seu habitat natural continue a ser afetado pela expansão urbana e pela destruição das florestas.
No Zoo de Lourosa, esta ave é um dos grandes atrativos, especialmente para os visitantes que, ao ouvir a sua peculiar gargalhada, se sentem transportados para um ambiente selvagem e distante. Mais do que um simples som, a sua vocalização é uma história viva da natureza que nos lembra da riqueza e complexidade do mundo animal.
Deixe um comentário