Patos


SOBRE

Devido aos seus fortes hábitos aquáticos, estas aves possuem um denso revestimento de penas que as protege contra a perda de calor e em simultâneo não permite que fiquem encharcadas. Para manter esta impermeabilização das penas, dedicam algum tempo a cuidá-las, utilizando o óleo que retiram de uma glândula situada na base da cauda.


Dendrocisne bicolor

Nome Científico
Dendrocygna bicolor

Curiosidade
Os “patos assobiadores” (dendrocisnes), devem o seu nome aos chamamentos em forma de assobio agudo que se ouvem quando se alimentam, descansam ou voam. A repetição destes chamamentos por várias aves num bando resulta num chilrear estridente.

Dendrocisne de faces brancas

Nome Científico
Dendrocygna viduata

Curiosidade
Nos dendrocisnes, os casais cooperam no cuidado das penas, comportamento pouco comum em patos.

Dendrocisne de peito negro

Nome Científico
Dendrocygna autumnalis

Curiosidades
– Os “patos assobiadores”(dendrocisnes) devem o seu nome aos chamamentos em forma de assobio agudo que se ouvem quando se alimentam, descansam ou voam. A repetição continua destes chamamentos por várias aves num bando resulta num chilrear estridente.

– São nocturnos, descansando e arranjando a plumagem durante o dia. Os casais cooperam no cuidado das penas, comportamento pouco comum em patos.

Pato carolino

Nome Científico
Aix sponsa

Curiosidade
É a ave aquática que possui os maiores olhos e uma das poucas aves que consegue virar a cabeça durante o voo.

Pato de colar

Nome Científico
Callonetta leucophrys

Curiosidade
Possui dedos bastante longos com garras fortes que facilitam o ato de se empoleirar nas árvores.

Pato madarim

Nome Científico
Aix galericulata

Curiosidade
Fazem o ninho nas árvores, utilizando frequentemente cavidades próximas da água feitas por pica-paus e esquilos. As unhas afiadas das patas ajudam-nos a empoleirar-se nas árvores.

Pato real

Nome Científico
Anas platyrhynchos

Curiosidade
O pato real é a ave que está na origem da variedade de patos domésticos existentes.

Tadorna comum

Nome Científico
Tadorna tadorna

Curiosidade
O nome Tadorna tem raízes Celtas e significa “ave aquática malhada”, essencialmente o mesmo que o nome Inglês “shelduck”.

Tadorna ferrugínea

Nome Científico
Tadorna ferruginea

Curiosidade
Ambos os sexos são agressivos e as fêmeas desempenham um papel importante na defesa do território. Estas tendem a incitar os machos a lutar, o que leva um macho a atacar outro que aparenta ser um rival, feitos por outros animais, para construir o seu ninho.