Devido aos seus fortes hábitos aquáticos, estas aves possuem um denso revestimento de penas que as protege contra a perda de calor e em simultâneo não permite que fiquem encharcadas. Para manter esta impermeabilização das penas, dedicam algum tempo a cuidá-las, utilizando o óleo que retiram de uma glândula situada na base da cauda.
Dendrocisne-bicolor
Curiosidade
Os “patos assobiadores” (dendrocisnes), devem o seu nome aos chamamentos em forma de assobio agudo que se ouvem quando se alimentam, descansam ou voam. A repetição destes chamamentos por várias aves num bando resulta num chilrear estridente.
Dendrocisne-de-faces-brancas
Curiosidade
Nos dendrocisnes, os casais cooperam no cuidado das penas, comportamento pouco comum em patos.
Dendrocisne-de-peito-negro
Curiosidades
– Os “patos assobiadores”(dendrocisnes) devem o seu nome aos chamamentos em forma de assobio agudo que se ouvem quando se alimentam, descansam ou voam. A repetição continua destes chamamentos por várias aves num bando resulta num chilrear estridente.
– São nocturnos, descansando e arranjando a plumagem durante o dia. Os casais cooperam no cuidado das penas, comportamento pouco comum em patos.
Pato-carolino
Curiosidade
É a ave aquática que possui os maiores olhos e uma das poucas aves que consegue virar a cabeça durante o voo.
Pato-de-colar
Curiosidade
Possui dedos bastante longos com garras fortes que facilitam o ato de se empoleirar nas árvores.
Pato-madarim
Curiosidade
Fazem o ninho nas árvores, utilizando frequentemente cavidades próximas da água feitas por pica-paus e esquilos. As unhas afiadas das patas ajudam-nos a empoleirar-se nas árvores.
Pato-real
Curiosidade
O pato-real é a ave que está na origem da variedade de patos domésticos existentes.
Tadorna-comum
Curiosidade
O nome Tadorna tem raízes Celtas e significa “ave aquática malhada”, essencialmente o mesmo que o nome Inglês “shelduck”.
Tadorna-ferrugínea
Curiosidade
Ambos os sexos são agressivos e as fêmeas desempenham um papel importante na defesa do território. Estas tendem a incitar os machos a lutar, o que leva um macho a atacar outro que aparenta ser um rival.