Gansos


SOBRE

Devido aos seus fortes hábitos aquáticos, estas aves possuem um denso revestimento de penas que as protege contra a perda de calor e em simultâneo não permite que fiquem encharcadas. Para manter esta impermeabilização das penas, dedicam algum tempo a cuidá-las, utilizando o óleo que retiram de uma glândula situada na base da cauda.


Ganso comum

Nome Científico
Anser anser

Curiosidade
Migram com formações de voo em forma de “V”, “U” ou linha. Aproveitando a diminuição da resistência, consequência do vórtice criado pela ponta da asa da ave da frente, cada ganso pode poupar até 50% da energia dispendida em voo.

Ganso de peito ruivo

Nome Científico
Branta ruficollis

Curiosidade
Nidifica normalmente junto a penhascos ou afloramentos rochosos, sempre na proximidade dos ninhos de grandes aves de rapina, como o Falcão Peregrino e a Coruja das neves. Isto ajuda-o a proteger-se de predadores, como a Raposa do Ártico.

Ganso do Egito

Nome Científico
Alopochen aegyptiacus

Curiosidade
Principalmente na época reprodutiva pode tornar-se muito agressivo, sendo intolerante inclusivé em relação a aves de maior tamanho.

Ganso do Hawai

Nome Científico
Branta sandvisensis

Curiosidade
Esteve próximo da extinção devido à acção de vários predadores. Através de programas de reprodução em cativeiro foi possível a sua reintrodução no estado selvagem.