Passeriformes


SOBRE

Mais de metade de todas as espécies de aves existentes incluem-se neste grupo. A grande maioria são aves de pequenas dimensões que possuem vocalizações melodiosas, sendo conhecidas como aves canoras.


Maina de Bali

Nome Científico
Leucopsar rothschildi

Curiosidade
Esta espécie foi descoberta nas primeiras décadas do Sec. XX e desde então a sua população tem vindo a diminuir drasticamente. A sua área de distribuição reduziu significativamente devido à destruição do Habitat, com a conversão dos bosques em plantações de coco e sumaúma e a ocupação humana, no entanto a captura para o comércio local como pássaro de gaiola constitui a sua maior ameaça. Em 2008 a população selvagem estimou-se ser de apenas 24 indivíduos, sendo a maioria das aves criadas em cativeiro e libertadas no âmbito do Plano de Recuperação da Maina de Bali.

Melro metálico soberbo

Nome Científico
Lamprotornis superbus

Curiosidade
Reproduz cooperativamente, pelo que as crias são alimentadas durante 4-7 semanas por ambos os progenitores e por ajudantes,. A maioria dos ajudantes são machos juvenis de ninhadas anteriores. Apesar desta cooperação, o sucesso reprodutivo é baixo. No Quénia, ao longo de quatro anos, 75% dos ninhos falharam, devendo-se 90% das perdas aos predadores.