Zoo quer ajudar a salvar Vida Selvagem com instalação de abrigos
O Zoo de Lourosa inaugura exposição que visa sensibilizar a população em geral para proteger a biodiversidade próxima de casa no dia 24 de abril.
Esta é a ação de lançamento no âmbito da participação do Zoo na Campanha de Conservação da Associação Europeia de Zoos e Aquários “EAZA 21+”, que assume uma missão inovadora em que “Zoos e aquários progressistas salvam espécies contigo”. A comunidade zoológica ambiciona desta forma integrar o puzzle global da conservação da biodiversidade, contribuído com ações no imediato para parar o seu declínio, como primeiro passo para se atingir a visão para 2050 de “Vivermos em harmonia com a natureza”.
Os grandes objetivos desta campanha passam por ajudar as pessoas a compreender e apreciar a biodiversidade, por amplificar a conservação das espécies, quer em cativeiro, quer no seu habitat natural, e ainda por assegurar que o tráfico da vida selvagem é legal, sustentável e ético.
Além do trabalho já desenvolvido pelo Zoo de Lourosa na reprodução de espécies em cativeiro, muitas delas em perigo de extinção, este pretende com a participação na campanha EAZA21+ envolver todos os visitantes e parceiros em ações que contribuam para a preservação da vida selvagem a nível global, mas dando ênfase a ações que possam ser tomadas no nosso dia-a-dia e tenham impacto próximo das nossas casas.
Neste sentido, surge a exposição Abrigos da Vida Selvagem que será inaugurada no dia 24 de abril e passará a integrar o circuito de visitação do parque como exposição permanente. Aqui será possível observar 9 diferentes caixas-ninho e abrigos adequados a várias espécies da fauna autóctone, os quais pretendem servir de inspiração para que aqueles que visitam o zoo construam os seus próprios ninhos e abrigos.
Nos dias 24 e 25 de abril, será possível aos visitantes fazer uma visita guiada à exposição, onde poderão aprender sobre a importância destes ninhos e abrigos para a proteção da Vida Selvagem e como utilizá-los no seu próprio quintal ou próximo de sua casa. Os mais pequenos terão ainda oportunidade de elaborar um dispensador de materiais para as aves construírem os seus ninhos, utilizando elementos naturais e reutilizando fios e tecidos e desta forma dar o seu pequeno grande contributo para ajudar o nosso Planeta.
Aqui neste link será ainda possível assinalar neste mapa digital a localização de cada abrigo instalado, para que se possa avaliar o contributo na preservação da Vida Selvagem.
Programa 24 e 25 de abril
A partir das 14h30 – Atelier Dispensadores de material para ninhos
15h00 e 17h00 – Visita orientada à exposição Abrigos da Vida Selvagem
16h00 – Hora de alimentação dos flamingos
16h30 – Sessão Pelicanos & Companhia
Visita às Guardiãs das Aves nos dias 24 e 25
O Zoo de Lourosa detém um valioso património botânico e paisagístico de inegável beleza, que a partir de agora pode ser descoberto num conjunto de visitas guiadas com explicações de carácter científico e técnico, para além das muitas curiosidades associadas às muitas das suas espécies arbóreas e arbustivas. Nestas visitas às “Guardiãs das Aves”, os participantes são convidados a viajar pelos vários países e continentes de onde são originárias, à medida que admiram a multiplicidade de formas, cores, texturas e perfumes que vão surgindo ao longo do percurso. As primeiras das visitas guiadas às “Guardiãs das Aves” terão lugar nos dias 24 e 25 de abril, às 10h00. As visitas são de acesso gratuito, sendo necessária inscrição prévia para participar.
Saiba [+] aqui.
Deixe um comentário