Vivem nas florestas tropicais e constroem o ninho em orifícios altos existentes no tronco ou nos ramos principais de grandes árvores vivas ou mortas.
O seu bico é tão forte que é capaz de quebrar uma grande variedade de frutos e sementes, incluindo nozes e cocos.
Papagaio-amazonas-de-finsch
Curiosidade
O seu nome científico homenageia o naturalista e explorador alemão Otto Finsch.
Papagaio-de-fronte-vermelha
Curiosidade
São aves nómadas e gregárias, que formam bandos maiores a altitudes mais elevadas. O seu voo assume uma formação compacta. Podem ser encontrados em pares ou em colónias.
Papagaio-cinzento
Curiosidade
Em cativeiro, emita sons e é capaz de desenvolver um vocabulário de aproximadamente 700 palavras, equivalente ao de uma criança de 7 anos.
Papagaio-de-cara-roxa
Curiosidade
A perda de habitat e a captura para aves de gaiola são as principais ameaças desta espécie. De 47 ninhos monitorizados no início da década de 90, 6 foram atacados por predadores naturais e os restantes 41 explorados pelo Homem. Além da redução causada à população selvagem, as cavidades dos ninhos são frequentemente danificadas durante a remoção das crias, reduzindo o número de ninhos disponíveis.
Papagaio-eclético
Curiosidade
Durante muito tempo, o macho e a fêmea foram consideradas espécies distintas por apresentarem um dimorfismo sexual tão acentuado.
Papagaio-cinzento-timneh
Curiosidade
Está proximamente relacionado com o Papagaio-cinzento (Psittacus erithacus). Ambas as espécies foram consideradas até recentemente subespécies do Papagaio-cinzento.
Papagaio-de-asa-laranja
Curiosidade
É o papagaio mais popular no Brasil.
Geralmente deslocam-se em casais, mas durante a noite juntam-se formando aglomerados de mais de 600 aves.
Papagaio-do-equador
Curiosidade
A sua caraterística mais única é a coloração observada nas penas do topo da cabeça. Estas são verdes com as pontas lilás, terminando num vermelho-azulado, daí o nome lilacina. Este é também um papagaio ligeiramente mais pequeno que os outros amazonas.