Cegonhas

Cegonhas


SOBRE

Todas as espécies de cegonhas são exclusivamente carnívoras. O seu alimento favorito inclui peixe pequeno, rãs, insetos e pequenos roedores.
Uma das suas formas de comunicação é o bater do bico, o qual é mais intenso durante a época reprodutiva.


Ave-martelo

Nome Científico
Scopus umbretta

Curiosidade
É um construtor compulsivo de ninhos. Não só constrói o maior e um dos mais complexos ninhos de ave, como está constantemente a construir novos ninhos ou a adicionar material a ninhos antigos, ao longo do ano.

 

Cegonha-branca

Nome Científico
Ciconia ciconia

Curiosidade
Aparentemente a lenda das “cegonhas que carregam os bebés” teve a sua origem no Norte da Alemanha. Esta associação às crianças, foi-lhes muito propícia, uma vez que as pessoas encorajavam-nas a construir os ninhos nos seus telhados, crendo que estas trariam fertilidade e prosperidade à casa.

Cegonha-de-abdim

Nome Científico
Ciconia abdimii

Curiosidade
Nidifica em aldeias, onde não é perturbada devido à superstição. Chega à zona de nidificação precisamente na altura das chuvas, o que levou a que os locais lhe atribuíssem o título de “Trazedor da chuva”, numa zona onde as pessoas dependem da chuva para o sucesso das suas colheitas e consequentemente para a sua própria sobrevivência face à fome.

Cegonha-preta

Nome Científico
Ciconia nigra

Curiosidade
É uma forte migradora. Devido à sua capacidade planadora, aproveita as correntes de ar quente ascendentes para voar longas distâncias. Uma vez que estas correntes apenas se formam sobre a terra, as cegonhas, tal como as grandes aves de rapina, atravessam o Mediterrâneo nos pontos mais estreitos.

Marabu

Nome Científico
Leptoptilos crumenifer

Curiosidade
Possui um saco gular. Durante a época de cria, o macho infla o saco para impressionar rivais e potenciais parceiras. A fêmea inflará o dela de volta. Este saco auxilia também a termorregulação.

Jabiru-africano

Nome Científico
Ephippiorhynchus senegalensis

Curiosidade
Está entre as cegonhas mais coloridas do mundo e é também uma das maiores. A sua envergadura de asas pode atingir uns impressionantes 270 cm.
Consegue engolir um peixe-gato de 500g, mas primeiro tira-lhe os espinhos para que não fique preso na garganta.