A nossa história!
Se já nos visitaste sabes que o Zoo de Lourosa é um sítio único onde as maravilhas da natureza se juntam para proporcionar um dia especial e inesquecível.
Mas será que conheces a história do único Parque Ornitológico do país? Não? Então embarca connosco neste voo pela história da nossa casa!
A nossa história: Um longo voo com final feliz
O Parque Ornitológico de Lourosa começou a voar na década de 80, motivado pela paixão por aves exóticas de um particular. Abrimos as nossas asas ao público em outubro de 1990, apresentando uma coleção única a nível nacional, composta por aves de todo o mundo.
Aqui foram chegando espécies pouco conhecidas, como é caso dos Calaus asiáticos e africanos, dos Mutuns oriundos da América do Sul ou dos Pombos coroados da Nova Guiné, tornando-nos um local de referência para os amantes das aves de toda a Europa.
Em setembro de 2000 o Zoo de Lourosa foi adquirido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e, atualmente, sob gestão da Empresa Municipal Feira Viva, o nosso Zoo é membro das principais associações que envolvem parques zoológicos e aquários, nomeadamente a Associação Portuguesa de Zoos e Aquários e a Associação Europeia de Zoos e Aquários.
Com uma coleção de 500 animais de 150 espécies diferentes, distribuídos por cerca de 80 habitats, visitar o Zoo de Lourosa é visitar um espaço dedicado à Educação Ambiental e à Conservação das Espécies e da Biodiversidade.
A nossa história: Um mundo por descobrir
Um Zoo. Muitas histórias. Inúmeros locais por descobrir.
Enquanto visitas o Zoo de Lourosa não deixes de visitar a instalação dos nossos casuares. Se a cara deles não te for estranha, é normal, afinal de contas é a ave símbolo do nosso Zoo e é uma espécie que faz parte da nossa família desde os primeiros dias. Oriundos do Nordeste da Austrália, são conhecidos por serem as aves mais perigosas do mundo.
Já conheces os Lagos do Zoo? Nesta zona privilegiada da nossa casa, habitam várias espécies aquáticas de entre as quais se destacam o Pelicano-branco, o Ganso-do-havaí e o Pato-mandarim. Na sua envolvente existe uma vegetação luxuriante, composta ela também por espécies da flora de todo o mundo.
Uma visita ao único Parque Ornitológico do país só fica completa com a visita à instalação dos flamingos. Aqui habita um bando de mais de 30 flamingos e diariamente é possível acompanhar o tratador durante a alimentação desta elegante espécie e aprender sobre o seu comportamento alimentar e a biologia.
Com tantos locais emblemáticos por descobrir, esperamos ter-te deixado com água no bico para vires explorar as maravilhas da nossa casa. Até já!
Deixe um comentário