A natureza dos ovos de ouro
Páscoa é sinónimo de alegria, cor e ovos, muitos ovos. Afinal de contas, quem nunca comeu um delicioso ovo de chocolate ou andou no jardim à procura dos ovos escondidos?
Mas será que já encontraste tudo o que precisas de saber sobre eles? Não te preocupes, estamos cá para te ajudar a encontrar os ovos certos: os perfeitamente ovais, mais ou menos pontiagudos, brancos, com tons de azul e até mesmo verdes. Preparado para dar asas ao teu conhecimento? Vamos a isso!
Todos diferentes, todos iguais
Brancos, verdes, azuis, castanhos ou com manchas. Os ovos das nossas aves apresentam uma enorme variedade de tamanhos, cores e padrões.
Da mesma forma que o ovo de uma avestruz (o maior do mundo) é incomparavelmente maior ao do colibri-abelha (o ovo mais pequeno do mundo com aproximadamente 1 cm de comprimento), também o ovo de uma galinha é diferente do ovo de um casuar.
Contrariamente aos ovos brancos ou acastanhados que estamos habituados a ver, os do casuar são verdes, tal qual a polpa de um abacate. Estes assumem esta pigmentação de forma a atrair o macho ao ninho pois, apesar de serem gerados pela fêmea, são incubados pelo macho.
Uma vez que são aves corredoras, que não voam, os casuares e as outras aves da mesma família, como as emas e avestruzes, fazem o ninho no chão. As aves que constroem o ninho em cavidades costumam pôr ovos brancos ou azul claro, o que ajuda os adultos a encontrá-los em locais potencialmente escuros.
Mas, que segredos escondem os ovos por baixo destas cascas tão diferentes entre si?
Com a ajuda de um ovoscópio, um prato e uma pinça conseguimos ver a composição destas “pequenas caixinhas” de vida. Ficaste curioso? Junta a tua turma e vem conhecer o Segredo dos Ovos!
- Sabe mais sobre as nossas atividades escolares aqui.
O (n)ovo caminho para a vida
Sabias que não são só as aves que poem ovos? É verdade, há muitos animais que os poem e, por isso, é normal que eles não sejam todos iguais. Diferentes espécies dão origem a diferentes ovos com tamanhos, texturas e cores distintas.
À semelhança das nossas aves, repteis, anfíbios, peixes e, até, mamíferos podem ser considerados animais ovíparos, ou seja, animais cujo o embrião se desenvolve no interior do ovo, não tendo nenhuma ligação com o corpo da mãe.
Se viste o filme do Nemo, talvez não seja novidade para ti que os peixes nasçam de ovos. É provável que saibas também que répteis como as cobras, os crocodilos ou as tartarugas são animais ovíparos que nascem de um ovo com uma casca grossa e características únicas.
Mas sabias que as moscas, as joaninhas e as borboletas também nascem de ovos? Apesar de serem muito pequenos e praticamente impercetíveis ao olho humano, estes ovos podem ter cores vivas e únicas, para além de uma textura pegajosa, o que permite que os pais os colem a superfícies inclinadas sem cair.
E sim, também há mamíferos que põem ovos! Ornitorrincos e equidnas (pequenos animais muito semelhantes a um porco-espinho) são exemplos perfeitos de que, na natureza, nada é por acaso.
Deixe um comentário